CRP-01 oferece curso de Laudos e Pareceres para iniciar ações do Ano da Avaliação Psicológica

 

 

 

 

 

 

 

 

A Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF), elegeu 2011 como o Ano da Avaliação Psicológica.

Para propagar as discussões do tema para toda a categoria, o Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região (CRP-01) vai oferecer um dia de atividades voltadas para o Ano da Avaliação Psicológica no Dia dos Psicólogos, com a realização de um curso de Elaboração de Laudos e Pareceres.

O Curso será dividido em parte teórica, no período da manhã, e aprendizado com a prática no período da tarde, e no período da noite um coquetel de encerramento aberto para os

participantes do dia e toda a categoria.

Não percam esta oportunidade e participem!!

O Ano da Avaliação Psicológica

A escolha do tema para este ano de 2011 foi feita com o intuito de promover reflexão, com toda a categoria, sobre a Avaliação Psicológica como um processo complexo, no qual os direitos humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil. O objetivo é mapear as necessidades para qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso. O tema será discutido por todo Sistema Conselhos de Psicologia.

Uma das propostas do ano é fazer discussões em todas as regiões do país e, no final do processo, realizar evento nacional reunindo todas as contribuições acumuladas. Os eventos regionais acontecem de agosto a novembro de 2011 e o nacional em março de 2012. Ao final do ano, será produzido relatório com as conclusões dos debates.

O Curso de Elaboração de Laudos e Pareceres

O curso será com os psicólogos Roberto Cruz (SC), Elizabeth Queiroz (UnB) e Maria Cristina Pellini (SP). no dia 27 de agosto de 2011, sábado.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de agosto de 2011

08h00 – 08h30
CREDENCIAMENTO
08h45 – 09h00
ABERTURA – COMISSÃO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DO CRP-01 – Carla Maria Manzi P. Baracat (presidente da Comiss
09h00 – 09h45
COMPREENDENDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA – Maria Cristina Pellini (SP)
09h45 – 10h15
COFFEE BREAK
10h15 – 11h00
ÉTICA NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA- É POSSÍVEL SE EVITAR UM PROCESSO ÉTICO?
Elizabeth Queiroz (DF)
15min.
DEBATE
11h15 – 12h00
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.
Roberto Cruz (SC)
12h00 – 14h00
INTERVALO PARA ALMOÇO
14h00 – 16h00
CURSO PARA ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES.
16h00 – 16h30
COFFEE BREAK
16h30 –17h30
CONTINUAÇÃO DO CURSO
18h00
COQUETEL DE ENCERRAMENTO
Palestrantes

Profª Dra. Elizabeth Queiroz

Graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professora adjunto da Universidade de Brasília, no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Foi presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia 1a região (2004-2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfrentamento, reabilitação, lesão cerebral, câncer, deficiências neuromotoras, formação de profissionais para atuação na área de saúde.

Profª Dra. Maria Cristina Pellini

Psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – IP/USP (2006), Mestre em Psicologia Clinica – Universidade São Marcos (1999), Lato Sensu em Administração de Recursos Humanos – UNIP (1993), Especialização no Método de Rorschach – Sociedade Rorschach de São Paulo (1988), Licenciada e Graduada em Psicologia – FMU (1985). Atualmente é professora adjunta e coordenadora auxiliar da Universidade Paulista do Curso de Psicologia. Experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando e pesquisando os seguintes temas: Psicologia e formação, Método de Rorschach, Avaliação psicológica, Ética profissional, Ética e Cidadania. Ex Conselheira Vice-presidente do CRP-06 gestão 2007-2010 acompanhando principalmente temas relevantes como: avaliação psicológica, questões éticas na prática profissional, psicologia jurídica, porte de arma.

Profº. Dr. Roberto Moraes Cruz

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina nos seguintes subáreas do conhecimento: Fundamentos e Mëtodos de Medida em Psicologia, Psicologia do Trabalho e das Organizações, Ergonomia, Saúde do trabalhador. Em termos de ênfases de pesquisa e atividade profissional dedica-se: a) ao desenvolvimento de métodos e medidas de investigação e avaliação de processos de saúde e desenvolvimento psicológico; b) à avaliação de fatores de risco e prevenção de transtornos psicológicos relacionados ao trabalho e implicações na vida familiar e social; c) à avaliação de competências, confiabilidade e danos psicológicos no contexto de sistemas de trabalho e produção.

Outras informações sobre o curso pelo telefone (61) 3328 4660 Ramal 213 – falar com Anna Beatriz, coordenadora de eventos do CRP-01

www.crp-01.org.br

 

 

Esta entrada foi publicada em Eventos Regionais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para CRP-01 oferece curso de Laudos e Pareceres para iniciar ações do Ano da Avaliação Psicológica

  1. Alexandre de Carvalho disse:

    Excelente iniciativa. Oxalá o CRP-05 também se anime a realizar curso semelhante.

  2. izabel cristina pontes disse:

    trabalho em uma área que utilizamos laudos e pareceres, e gostaria muito de fazer um curso específico gostaria se possível que vocês informasse as instituições que oferecem, se tem on-line, se esse curso vai ser oferecido nos demais Conselhos.Obrigada, IzabelCristina

  3. luciana gambi disse:

    Eu tambem gostaria de fazer este curso, fiz um mini curso deste em poços de caldas num congresso sulmineiro de psicologia, mas a gente precisa ir conversando, aprendendo, aperfeiçoando, estou querendo muito aperfeçoar nisso, obrigado, desde já, Luciana

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.