Discussões sobre avaliação psicológica serão abertas no Rio, no dia 19

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) dá início, no próximo dia 19 de agosto (sexta-feira), a uma série de eventos para debates sobre a avaliação psicológica, escolhida para o ano temático do Sistema Conselhos de Psicologia em 2011. Psicólogos e estudantes de diferentes partes do estado poderão participar das discussões, que serão realizadas em sete cidades de diferentes regiões. O primeiro encontro acontece na sede do Conselho, no Rio de Janeiro (Rua Delgado de Carvalho, 53, Tijuca), das 13h às 17h.

De acordo com a programação estabelecida pelo Sistema Conselhos, os CRPs dos diversos estados organizarão discussões regionais entre agosto novembro. As informações colhidas serão avaliadas em um evento nacional que acontecerá em março de 2012. As discussões nos eventos serão centradas em três eixos: a relação com o contexto de formação; as relações institucionais; e a qualificação (esta dividida em três “sub-eixos”: critérios de reconhecimento e validação a partir dos direitos humanos; avaliação como processo; manuais especificando seus contextos de aplicação e âmbitos de ação).

Os eventos regionais têm como objetivo promover a reflexão, no sentido de compreender a avaliação como um processo complexo. Além disso, pretende-se contribuir para que a prática da avaliação psicológica tenha como norteadores o respeito aos direitos humanos, ao código de ética e demais diretrizes da profissão.

Os psicólogos Saulo Oliveira dos Santos (CRP 05/31988) e Claudete Francisco de Sousa (CRP 05/35806), conselheiros do CRP-RJ e membros do GT de Avaliação Psicológica, explicam que o Conselho pretende receber durante os eventos preparatórios, além de estudantes, profissionais de psicologia que atuam em diferentes áreas, como as secretarias de saúde e assistência social, instituições militares e outras. “Esperamos realizar uma reflexão sobre a prática da avaliação psicológica, além de ampliar a discussão para além da utilização de testes psicológicos”, complementa Saulo.

O conselheiro Saulo destacou ainda a importância da participação da categoria nas discussões. “No dia 19 esperamos receber pessoas do município do Rio, de Niterói e de outras localidades próximas. Depois chegaremos a outras regiões, para fazer com que o maior número de pessoas participe”, destacou. O calendário completo está disponível abaixo.

26 de agosto – Petrópolis
23 de setembro – Nova Iguaçu
30 de setembro – Campos dos Goytacazes
7 de outubro – Cabo Frio
21 de outubro – Volta Redonda
11 de novembro – Angra dos Reis
2 de dezembro – Rio de Janeiro (encerramento)

Os locais e horários de cada reunião serão divulgados em breve.

Esta entrada foi publicada em Eventos Regionais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.