CRP-16 realiza evento estadual dentro do Ano Temático da Avaliação Psicológica

Será no dia 26 de novembro, na sede do Conselho, em Vitória. Participe!

Os anos temáticos do Sistema Conselhos de Psicologia vêm se consolidando como momentos centrais para que a Psicologia discuta temas de importância para a profissão. E em 2011 e 2012, o debate será sobre a avaliação psicológica.

A avaliação psicológica é uma prática exclusiva do profissional de Psicologia e, historicamente, contribuiu para a inserção das psicólogas e dos psicólogos nos diferentes campos de atuação.

Com a realização do Ano Temático da Avaliação Psicológica, o Sistema Conselhos espera mapear as necessidades para qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso.

Veja abaixo em “Mais informações…”, os textos geradores, eixos temáticos, entre outros detalhes.

Evento estadual elege delegados para Encontro Nacional

No sábado, 26 de novembro de 2011, o CRP-16 dará mais uma contribuição ao Ano Temático da Avaliação Psicológica.

É que será realizado, na sede do Conselho, em Vitória, o evento estadual. Nele serão eleitos os delegados que representarão o CRP-16, no Encontro Nacional, previsto para março de 2012.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Horário Ação
8h30m Credenciamento
09h Mesa Abertura
9h15m as 10h35m Conferencista: Professora Doutora Ana Paula Porto Noronha 

Tema Avaliação Psicológica no contexto atual: desafios e perspectivas

10h35m as 10h50m Café
11h as 12h Divisão dos grupos de trabalho para confecção das teses referentes aos eixos temáticos: 01, 02 e 03
12h Almoço
14h Grupos de Trabalho
15h Plenária para apresentação dos grupos de trabalho
17h Eleição dos delegados nacionais e encerramento

 

Inscrições

Vagas Limitadas!

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo e-mail adm@crp16.org.br até o dia 23/11/2011.

Programação

O Evento Regional do CRP-16 contará com a palestra da psicóloga doutora Ana Paula Porto Noronha.

Ela possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Ana é associada doutora da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência e orientação profissional.

Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Também foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, função que exerce desde 2009. É ainda integrante do Conselho Federal de Psicologia no 15º Plenário, sendo a responsável pela área de Avaliação Psicológica. Possui mais de 100 produções entre artigos científicos e capítulos de livros.

Debate online

No dia 08 de novembro, o CRP-16 transmitiu, das 19h30 às 20h30, pela sua página na internet, o Debate Online com o tema Avaliação Psicológica. O intuito do Conselho com o evento via internet foi o de abranger o maior número de profissionais e estudantes de todo o Estado.

A mesa composta pelos professores Alexandro de Andrade e Hildicéia dos Santos Affonso, abordou temas como ética, relações institucionais e formação em avaliação psicológica.

Mais informações sobre o Ano Temático da Avaliação Psicológica

Decisão da Apaf

A decisão de realizar o Ano Temático da Avaliação Psicológica foi da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf). Ela é a instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia que reúne todos os Conselhos Regionais e o Conselho Federal.

A expectativa é envolver a categoria, em reflexão sobre a avaliação psicológica como um processo complexo, no qual os Direitos Humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil.

Textos geradores

Os textos geradores que foram publicados pelo Conselho Federal de Psicologia têm o intuito de contribuir com os debates que estão sendo realizados pelos Conselhos Regionais.

Para facilitar a circulação de informações sobre as atividades, neste ano o CFP criou um blog, alimentado pelo Sistema Conselhos, e no qual psicólogas e psicólogos poderão deixar comentários e questões.

Eixos temáticos

Três eixos norteiam as discussões do Ano Temático da Avaliação Psicológica.

Eixo 1 – Qualificação: critérios de reconhecimento e validação a partir dos direitos humanos.
Eixo 2 – Avaliação Psicológica em contextos institucionais.
Eixo 3 – Relação com o contexto de formação


 

Esta entrada foi publicada em Eventos Regionais e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.