Sobre o Ano Temático

A Avaliação Psicológica é prática privativa dos psicólogos e pode ser utilizada nos mais diversos contextos de atuação da Psicologia, a partir de variadas demandas. A Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia, definiu o ano de 2011 como o Ano da Avaliação Psicológica com o objetivo de mapear as necessidades para qualificação da área e discutir a adequação das ferramentas aos parâmetros éticos da profissão e aos contextos de uso.

Objetivo

A escolha do tema para este ano de 2011 foi feita com o intuito de promover reflexão, com toda a categoria, sobre a Avaliação Psicológica como um processo complexo, no qual os direitos humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão, sendo o objetivo final das atividades a qualificação dessa prática no Brasil.

Datas

Uma das propostas do ano é fazer discussões em todas as regiões do país e, no final do processo, realizar evento nacional reunindo todas as contribuições acumuladas. Os eventos regionais acontecem de agosto a novembro de 2011 e o nacional em março de 2012. Ao final do ano, será produzido relatório com as conclusões dos debates.

21 respostas para Sobre o Ano Temático

  1. Muito boa essa iniciativa do CFP em eleger 2011 como o ano da Avaliação Psicológica, pois é uma das atividades que exigem mais de nós, psicólogos.

  2. francinilda souza lima disse:

    Vamos desenvolver trabalhos alem da avaliação psicologica da atualidade

  3. Pedro Paulo disse:

    Bela iniciativa.
    Estarei divulgando a importância da avaliação psicológica
    para os leitores da minha coluna de Psicologia também.

  4. Noeliza Lima disse:

    Parabéns! Continuemos neste trabalho tao importante.

  5. Vivian Roxo Borges disse:

    O ano temático e as discussões que serão realizadas serão de grande importância para a área de avaliação psicológica!!! Como Conselheira do CRPRS gostaria de saber se o CFP tem alguma orientação mais específica aos Regionais em termos de propostas de eventos?
    Obrigada.
    Vivian

    • anapaulanoronha disse:

      Olá Vivian.
      Obrigada pelo comentário.
      O GT do Ano Témático discutiu sobre algumas possibilidades de encaminhamento do tema. Vocês estiveram representados no grupo, não? Caso contrário, sugiro que solicite à Cotec as orientações.
      Um abraço.

  6. Adriano Ferreira disse:

    Muito bom tema para o ano de 2011. Parabéns.

  7. Ceça Costa disse:

    É por isto que me orgulho de ser Sistemas Conselhos. Um tema importantísimo para a psicologia, conduzido por um GT e um plenário federal sérios e competentes.

  8. Adriano Azevêdo disse:

    Estou utilizando os textos geradores do ano da Avaliação Psicológica nas minhas aulas sobre Fundamentos da Avaliação Psicológica, o que permitiu contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Os textos apresentam temáticas e conteúdos relevantes para a atuação do psicólogo. Recomendo a utilização desses textos nas atividades docentes.

  9. maria helena machado disse:

    No nosso país que é tão cheio de desigualdades, garantir direitos deve parte da luta de todos psicólogos e psicólogas brasileiros (as).

  10. maria helena machado disse:

    No nosso país que é tão cheio de desigualdades, garantir direitos deve fazer parte da luta de todos psicólogos e psicólogas brasileiros (as).

  11. luciana gambi disse:

    Agora sim percebo que estamos caminhando rumo a pesquisa cientifica, não escrevemos e não publicamos quase nada, é preciso incentivar nossos colegas a participar ativamente da corrente de mãos dadas rumo a uma nova psicologia, um novo tempo, que se abre, para juntos cuidar da nossa profissão, e cuidar do nosso Brasil, vamos fazer bonito e ocupar o espaço que nos cabe, psicologia é pra quem estuda e trabalha, e quer ver um Brasil sadio, produtivo, e bom pra se viver. Mostrar conhecimentos e ser valorizado pelo nosso trabalho, ter orgulho de ser o que é!

  12. Bom dia colegas do Sistema Conselhos, estamos neste momento na cidade de Três Lagoas (08HS30MIN), na AEMS, iniciando os eventos do ano da Avaliação, depois mandamos mais informações.
    Abraços

    Equipe do CRP14/MS

  13. Cristiane Fátima da Silva disse:

    Olá, fiquei impossibilitada de comparecer à palestra desenvolvida no sábado pp. sobre avaliação psicólogica, que fazia parte da preparação para o Seminário Nacional de Avaliação Psicológica:
    _ Gostaria de obter mais informações a respeito do Seminário Nacional (Março/2012);
    _ Gostaria de saber se teremos acesso a algum tipo de material referente à palestra (como vídeo por exemplo).
    Desde já agradeço e parabenizo a todos pela iniciativa.

    • ascom disse:

      Leila, o Seminário Nacional ainda está sendo preparado e você pode acompanhar as novidades pelo site.
      Sobre os eventos regionais, você pode pedir informações ao CRP do seu estado e ver se eles têm vídeos e outros materiais.

  14. Karina disse:

    Parabéns pela iniciativa.

  15. Magali Mesquita disse:

    Gostaria de dar os parabéns a quem teve a idéia e a quem desenvolveu…falar de avaliação psicológica é fundamental para o trabalho científico e metodológico que a psicologia se propor a fazer…saímos das limitações do sendo comum onde a maioria acredita que o psicólogo (a) é apenas um conselheiro etc. Porém tenho procurado muito cursos de aperfeiçoamento nesta área e tenho tido muitas dificuldades para encontrar, ou até mesmo para saber se realmente é reconhecido. Aproveito para dizer que Minas e Paraná é os locais mais preocupado com essa questão…percebi que eles tem produzidos trabalhos que vêem contribuindo a todos.

    PS. Se alguém puder enviar indicações em SP, desde já fica meus agradecimentos.

  16. Estendo meus cumprimentos ao CFP pela iniciativa em dedicar o Ano de 2011 à Avaliação Psicológica e nos dar a oportunidade de mostrar nossos trabalhos envolvendo a temática e, por outro lado, em estender o prazo aos colegas da categoria. Sucesso a todos nós!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.